| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Clipping CMH
Desde: 11/11/2014      Publicadas: 6599      Atualização: 22/05/2017

Capa |  Hortolândia  |  Política  |  RMC/RPT


 Política

  15/05/2017
  0 comentário(s)


Após dois anos em recessão, economia cresceu 1,12% no 1º trimestre, diz BC

Após dois anos em recessão, economia cresceu 1,12% no 1º trimestre, diz BC

Influenciado pela expectativa de safra agrícola recorde, o indicador do Banco Central que mede a atividade econômica cresceu 1,12% no primeiro trimestre em relação aos três últimos meses do ano passado, mostram dados divulgados nesta segunda-feira (15).

É o primeiro crescimento para qualquer trimestre desde os últimos três meses de 2014, quando o IBC-br subiu 0,21%.

Em março, porém, o indicador caiu 0,44% na comparação com fevereiro –o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já havia afirmado que o movimento era esperado para o período.

 

Em fevereiro, o indicador cresceu 1,37% em relação ao mês anterior, acima do que era esperado pelo mercado. Em janeiro, houve alta de 0,36% na comparação com dezembro de 2016.

Conhecido como IBC-Br, o índice incorpora projeções para serviços, comércio, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

O IBGE está esperando uma safra de grãos mais de 26% maior do que a do ano passado, expectativa que foi revisada para cima diversas vezes. Esse foi o principal determinante no crescimento do trimestre.

Além disso, no início do mês passado o IBGE alterou sua metodologia para as pesquisas de comércio e serviços para medir a atividade com mais precisão, o que teve impacto positivo nos dados.

A mudança ocorreu porque o peso da amostra das empresas que participam das pesquisas do IBGE foi redistribuído. Em vez de seguir usando como referência para essa base o ano de 2011, o instituto atualizou os dados para 2014.

A avaliação de economistas é que, após longo período de crise, a atividade começa a se estabilizar, com recuperação em alguns segmentos.



  Mais notícias da seção Política no caderno Política
15/05/2017 - Política - "É do interesse do BNDES saber se ele foi usado", diz Maria Silvia
Presidente do banco não entendeu o porquêdas conduções coercitivas feitas pela PF e avisa:"Os funcionários cumpriram seu papel de forma proba"...
11/05/2017 - Política - Gatos pingados a favor da Lava Jato reclamam de baixa adesão nas ruas
"Esses vermelhos, comunistas, vieram a Curitiba com o dinheiro da CUT", gritam nos microfones....
11/05/2017 - Política - Fachin libera acesso ao Congresso em votação da Reforma da Previdência
Min. Fachin, do STF, concedeu liminar para permitir entrada de qualquer pessoa no Congresso Nacional durante análise e votação da reforma da Previdência, nesta semana; segundo o ministro, o povo tem o direito e o dever de fiscalizar parlamentares, cujas decisões terão impacto direto em suas vidas...
09/05/2017 - Política - Movimentos críticos a Lula desistem de ir a Curitiba e trocam protesto por vigílias de boas energias
O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, como réu da Operação Lava Jato, criou a expectativa de um grande confronto entre direita e esquerda na cidade....
09/05/2017 - Política - FHC: PSDB tem várias peças de substituição; PT só tem o Lula
O fato de ter muitos candidatos à Presidência já foi motivo de crítica para o PSDB, mas hoje é uma vantagem do partido em relação ao PT, avalia o tucano e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) em entrevista à BBC Brasil....
09/05/2017 - Política - Sucessão de Janot promete esquentar o Ministério Público
Para manter seu grupo no poder, o "xerife" quer a Lava Jato no centro da disputa pela lista tríplice...
08/05/2017 - Política - Janot pede que STF declare Gilmar impedido de atuar em processo de Eike
Alegação foi encaminhada à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, e será decidida pelo Pleno...



Capa |  Hortolândia  |  Política  |  RMC/RPT
Busca em

  
6599 Notícias