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Desde: 11/11/2014      Publicadas: 6931      Atualização: 06/09/2017

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 RMC/RPT

  21/08/2017
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Região perde 73 escolas públicas

Região perde 73 escolas públicas
A RMC (Região Metropolitana de Campinas) perdeu 73 escolas públicas e 29.187 alunos entre 2012 e 2016. Enquanto isso, a rede privada de ensino cresceu, tanto no número de escolas quanto no de estudantes. É o que revelam levantamentos do Censo Escolar realizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação).
O fenômeno de encolhimento da rede pública e avanço da particular se repete no Estado e no País.
De acordo com uma pesquisadora em Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ouvida pelo TODODIA, o quadro reflete um descrédito do ensino público diante do privado (leia texto na página 5).
Segundo os dados do Inep, há cinco anos, a RMC tinha 1.339 escolas públicas e fechou o ano passado com 1.266, redução de 5,45%. A rede pública da região perdeu 29.187 estudantes. Em 2012, eram 540.891 alunos, enquanto em 2016 as escolas gratuitas tinham 511.704 (queda de 5,40%).
Os dados analisados pela reportagem do TODODIA se referem à chamada educação básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
ESTADO E PAÍS
A redução de adesão à rede pública de ensino é vista também nos dados do Estado de São Paulo e do País. No Estado, ocorreu queda no número de unidades de ensino (1,68%). O número caiu de 18,2 mil (2012) para 17,9 mil (2016).
O decréscimo no número de estudantes matriculados na rede pública foi de 5%, passando de 8,3 milhões alunos para 7,88 milhões.
No País, o número de unidades públicas diminuiu de 154,6 mil em 2012 para 146 mil em 2016 (5,56%), enquanto a quantidade de estudantes matriculados nas mesmas caiu de 42,2 milhões para 39,83 milhões (5,62%).
 
 

Adesão a particulares tem alta

Enquanto cada vez menos alunos estão presentes nas escolas públicas, a rede particular de ensino teve crescimento em adesões e no número de unidades na RMC. O mesmo movimento acontece no Estado e no País.
De 2012 a 2016, o Censo Escolar aponta que o crescimento no número de alunos foi de 9%. A região contava com 141.309 estudantes matriculados em 2012 e fechou o ano de 2016 com 154.096. O aumento representa 12.787 estudantes a mais.
No mesmo período, surgiram 46 novas escolas privadas da rede básica - eram 574 em 2012 e 620 em 2016, alta de 8%. No Estado de São Paulo, o aumento nas matrículas é ainda maior do que na região (11%). Eram 2,08 milhões matriculados em 2012 e 2,31 milhões em 2016. O número de escolas teve um crescimento de 6,12%, passando de 9,8 mil unidades (2012) para 10,4 mil (2016). No País inteiro, o número de escolas particulares cresceu 5,26%. Há cinco anos, havia 38 mil unidades, e no final do ano passado já eram 40 mil. Nas matrículas, houve um crescimento de 7,93%. Em 2012, 8,32 milhões de estudantes pertenciam às fileiras das escolas particulares e, em 2016, esse grupo passou a totalizar 8,98 milhões de alunos. | JCK
 

Professora cita descrença na rede

Na avaliação da professora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Maria Márcia Sigrist, o encolhimento da rede pública pode ser colocado na conta principalmente do ensino médio. Segundo ela, fatores como o número cada vez menor de escolas que ofertam essa fase do ensino, aliados à necessidade de inserção do aluno no mercado de trabalho e às dificuldades de transporte e conciliação de horário, contribuem para o quadro. Ela também aponta descrédito no ensino público.
"Essa queda é afetada muito mais pelo ensino médio, já que a diminuição é muito pequena nos (Ensinos) fundamental e infantil. No ensino médio é muito forte a evasão porque estamos falando de estudantes de fase adulta que trabalham, que têm de lidar com dificuldade de transporte, que têm de assumir o ônus de pagar ônibus ou outro meio de transporte pra ir até a escola, que também têm de conciliar o horário de trabalho e estudo. Fora isso, o número de escolas que ofertam o ensino médio é cada vez menor", afirmou Maria Márcia, que foi coordenadora da Faculdade de Educação da Unicamp por oito anos.
O aumento da rede privada em detrimento da pública aponta um descrédito do ensino gratuito, de acordo com a pesquisadora, e só uma mudança radical na Educação pode mudar o rumo do setor nas próximas décadas.
"Revela um descrédito muito grande porque a maior parte dos nossos estudantes estão no ensino público. Eles (pais) colocam a educação como investimento número um e, ao fazer isso, deixam outras necessidades básicas porque percebem que investir na escola dos filhos é a única alternativa para dar algum futuro. Os pais estão investindo mais nas privadas porque acreditam que o capital cultural que podem construir na vida dos seus filhos está na escola privada, em um quadro contrário a todos os países mais desenvolvidos como Canadá, Finlândia, Portugal, Suécia, onde as melhores escolas são públicas. (...) Nossa perspectiva é cada vez pior enquanto não tivermos políticas públicas mais sérias que, de fato, olhem a mudança da educação como uma necessidade básica do povo e não vejo isso nas próximas décadas, infelizmente. Isso precisa passar por bons legisladores, que não temos, por um novo governo, que não temos, por uma nova mentalidade no MEC (Ministério da Educação), que não temos", afirmou.


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